Voltar ao Topo

O papel da liderança em tempos de pandemia

Apesar da vacinação contra o novo coronavírus ter iniciado, sabe-se que este será um processo bastante lento, especialmente no Brasil. Até o último dia de janeiro de 2021, apenas 1% da população brasileira havia sido vacinada, em uma velocidade de apenas 150 mil imunizações diárias. Nesse ritmo, e pela insuficiência de doses, pode levar diversos meses para uma imunização por completo da população.

No ambiente empresarial, isso significa que as medidas de proteção e segurança deverão continuar por um bom tempo, e aí entra o papel do líder em suas equipes. Os gestores precisam servir de exemplo para os seus liderados.

Um chefe que faz reuniões presenciais sem máscara ou que não usa álcool em gel, por exemplo, não é uma boa referência para a sua equipe. Os protocolos sanitários precisam ser mantidos, por mais que aos poucos as atividades nas empresas comecem a voltar ao “normal”.

Cada qual tem as suas próprias visões e convicções em meio à pandemia, porém, os gestores precisam colocar a mão na consciência e se guiarem pela ciência.

Além disso, deve-se ter especial preocupação com o estado emocional das equipes, estabelecendo uma convivência saudável e que proporcione segurança no ambiente de trabalho.

Por fim, é importante que as empresas esclareçam aos colaboradores acerca da pandemia, seus riscos, formas de proteção, precauções, e também combatam efusivamente as “fake news” (notícias falsas) que infestam as diversas redes sociais diariamente.

#pandemia #coronavirus #lider #covid #lideranca

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *