Pesquisadores da universidade de Stanford relatam que boa parte das pessoas não conseguirão trabalhar em ritmo de home office para sempre. Eis algumas razões:
1. Não somos tão produtivos: apenas metade dos funcionários que trabalharam em casa desde o início da pandemia são ao menos 80% eficientes como eram presencialmente. No começo da pandemia, muitos líderes descobriram que os funcionários pareciam ser mais produtivos em casa. Porém, com o passar do tempo, os funcionários eram visivelmente menos produtivos às segundas e sextas-feiras.
2. Não estamos tecnicamente preparados: um terço dos funcionários não têm Internet de qualidade para lidar com chamadas de vídeo. Outros não têm o nível de tecnologia que tinham presencialmente.
3. Não temos o espaço adequado: mais da metade das pessoas que trabalham em casa dividem o espaço de trabalho. Cônjuges, colegas de quarto e filhos na escola virtual consomem todos esses locais.
4. Trabalhar em casa está gerando uma bomba relógio para a desigualdade: aqueles mais instruídos e com maior nível de educação têm muito mais probabilidade de trabalhar em casa. Portanto, eles continuam a ser pagos, desenvolvem suas habilidades e avançam em suas carreiras. Ao mesmo tempo, aqueles que não podem trabalhar em casa – seja por causa da natureza de seu trabalho, seja por falta de espaço adequado ou de conexões à Internet – estão sendo deixados para trás.
5. Estamos solitários: muitos funcionários não estão apenas isolados do escritório. Eles não veem ou interagem com a família e amigos. Muitas pessoas que trabalham em casa estão mais solitárias do que nunca. Isso afeta seriamente a motivação e a produtividade delas, o que prejudica ainda mais as empresas.
6. Estamos ansiosos: quanto mais tempo os funcionários permanecem fora do local de trabalho, mais tempo eles se sentem presos em circunstâncias imprevisíveis. Eles não sabem por quanto tempo e até que ponto o trabalho irá invadir as suas vidas e estilo de vida. Mudar-se rapidamente para o trabalho – de casa, e agora trabalhando de casa indefinidamente – continuará a deixar os funcionários ansiosos.
7. Estamos desconfiados: as pessoas estão com menos controle sobre suas vidas – onde trabalham, os lugares aonde vão, as pessoas que veem e as rotinas que gostam. Quando perdem o controle, elas procuram qualquer tipo de padrão – mesmo que seja ridículo. Por exemplo, um funcionário pode acreditar que será demitido porque seu chefe o ignorou por dois dias. Enquanto isso, o chefe estava apenas ocupado com as reuniões do Zoom – algo que o funcionário não conseguia ver.
8. Estamos cansados: os líderes de RH não devem se surpreender que os funcionários que se sentem isolados, estressados e desconfiados fiquem esgotados. Pesquisadores da Gallup descobriram recentemente que os funcionários que trabalham em casa estão mais exaustos do que os que trabalham presencialmente. Antes da pandemia, o oposto era verdade: Empregados remotos enfrentavam menos estresse.
#pandemia #homeoffice #estress #manoelladalledone