“Eu amo meu trabalho. Eu também adoro trabalhar em casa.”
Você pode sentir o mesmo, especialmente depois de mais de um ano e meio de menos deslocamentos e a capacidade de realizar tarefas em seu próprio lar. Mas você também pode estar sentindo pressão ou ansiedade para voltar ao trabalho no escritório em tempo integral.
Parte da pressão é direta e claramente declarada. Segundo o CEO da WeWork, aqueles que estão super comprometidos com a empresa querem ir ao escritório dois terços do tempo, pelo menos. Já aqueles que estão menos comprometidos estão muito confortáveis trabalhando em casa.
É natural que, quando parte da equipe é remota e parte da equipe está no escritório, os chefes que não estão acostumados ao trabalho híbrido fiquem nervosos. E pode ser um desafio administrar equipes remotas, especialmente para líderes que nunca o fizeram antes.
Mas não é necessário voltar às antigas formas de trabalho para provar seu valor. O trabalho pode ser feito de forma produtiva e remota, pelo menos em parte do tempo. Muitas empresas relataram níveis mais altos de engajamento de funcionários, mesmo quando as equipes passaram à distância quase da noite para o dia, sem planejamento ou estratégia em vigor. E a maioria dos trabalhadores quer uma abordagem híbrida para sua vida de trabalho pós-pandêmica, a fim de aproveitar o que tanto o escritório como os espaços remotos têm a oferecer.
Para lidar com a ansiedade é importante começar nomeando o que você está sentindo, e depois “brincar de detetive” em torno de possíveis fontes e soluções. Depois disso, faça as seguintes perguntas:
1. Como eu quero que meus dias sejam?
2. O que me estressa?
3. Como meu chefe define o sucesso neste momento?
4. O que eu mais valorizo?
Nos últimos 16 meses você provavelmente aprendeu a trabalhar de uma maneira totalmente nova quase da noite para o dia. Você também pode ter feito isso enquanto educava seus filhos, cuidava de outras pessoas e enfrentava uma terrível pandemia global. Seus entes queridos podem ter ficado doentes e você enfrentou isso também. Tente descobrir os sentimentos e ansiedades que motivam o comportamento de colegas e gerentes, e o que os fará sentir mais seguros e confiantes em seu sucesso.
#pandemia #ansiedade #manoelladalledonne