Voltar ao Topo

A importância de um bom clima organizacional

Há muitas definições diferentes do que é o clima organizacional de uma empresa. Talvez a mais simples e útil seja aquela fornecida por um renomado especialista na área, Robert Stringer, que em sua publicação “Leadership and Organizational Climate” de 2002 definiu clima organizacional como a “coleção e o padrão de determinantes ambientais que despertam motivação”. Seguindo esta definição, o objetivo final do clima organizacional é explicar as razões pelas quais as pessoas que trabalham em uma organização se sentem mais ou menos motivadas quando cumprem suas obrigações profissionais.

É muito importante estar ciente das razões motivacionais subjacentes para que possamos trabalhar para melhorá-las. Todos os estudos certificam a forte relação entre a motivação dos funcionários e os resultados da empresa. As empresas (e isto é verdade tanto para as PMEs quanto para as grandes empresas) devem medir e gerenciar o ambiente de trabalho a fim de alcançar melhores resultados econômicos. No caso de pequenas empresas, o fator humano é ainda mais importante, pois em muitos casos estas empresas não têm o mesmo potencial econômico, inércia de mercado ou poder de marca que as grandes corporações.

Além de medir o clima, é importante administrá-lo para modificá-lo da maneira que melhor lhe convier.

Assim, uma vez que tenhamos os resultados que explicam a situação atual, podemos criar um plano para o clima organizacional que desejamos para o ano que vem e depois influenciar os fatores subjacentes que o ajudarão a alcançar seus objetivos. Durante os próximos anos, você poderá adaptar suas metas e corrigir sua direção de acordo com o desenvolvimento da empresa.

O método para administrar o clima organizacional é semelhante ao utilizado para elaborar o orçamento para o próximo ano, exceto que no caso do ambiente de trabalho você está lidando com elementos intangíveis que não podem ser medidos, interpretados ou administrados da mesma forma que o utilizado para aspectos mais tangíveis dos negócios.

A avaliação e gestão do clima organizacional é um componente essencial da gestão empresarial e uma parte indispensável das metodologias de gestão empresarial mais respeitadas (Balanced Scorecard, EFQM, etc.).

#empresas #rh #manoelladalledonne

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *