Para que as equipes sejam eficazes, as pessoas da equipe devem ser capazes de trabalhar em conjunto para contribuir coletivamente para os resultados. Mas isto não acontece automaticamente – ele se desenvolve à medida que a equipe trabalha em conjunto.
Este processo de aprender a trabalhar juntos de forma eficaz é conhecido como desenvolvimento de equipes. Pesquisas têm mostrado que as equipes passam por estágios definitivos durante o desenvolvimento: formação, tempestade, normalização, desempenho e encerramento.
1. Fase de formação: envolve um período de orientação e de conhecimento. A incerteza é alta durante esta etapa, e as pessoas estão procurando liderança e autoridade. Um membro que afirma autoridade ou que tenha conhecimento pode ser procurado para assumir o controle.
2. Fase da tempestade: é a fase mais difícil e crítica de se atravessar. É um período marcado pelo conflito e pela competição, à medida que surgem personalidades individuais. O desempenho da equipe pode realmente diminuir nesta etapa porque a energia é colocada em atividades improdutivas. Para passar por esta etapa, os membros devem trabalhar para superar obstáculos, aceitar diferenças individuais e trabalhar com ideias conflitantes sobre tarefas e objetivos da equipe.
3. Fase da normalização: o consenso se desenvolve em torno de quem é o líder ou líderes, e dos papéis individuais dos membros. As diferenças interpessoais começam a ser resolvidas, e emerge um senso de coesão e unidade. O desempenho da equipe aumenta durante esta etapa, à medida que os membros aprendem a cooperar e começam a se concentrar nos objetivos da equipe.
4. Fase do desempenho: o consenso e a cooperação foram bem estabelecidos e a equipe está madura, organizada e em bom funcionamento. Há uma estrutura clara e estável e os membros estão comprometidos com a missão da equipe. Problemas e conflitos ainda surgem, mas eles são tratados de forma construtiva.
5. Fase de encerramento: nesta fase, a maioria dos objetivos da equipe foi cumprida. A ênfase está no encerramento das tarefas finais e na documentação do esforço e dos resultados. À medida que a carga de trabalho é diminuída, os membros individuais podem ser remanejados para outras equipes, e a equipe se desvincula.
#treinamento #desenvolvimento #rh #manoelladalledonne