Voltar ao Topo

As 5 fases para o desenvolvimento de equipes

Para que as equipes sejam eficazes, as pessoas da equipe devem ser capazes de trabalhar em conjunto para contribuir coletivamente para os resultados. Mas isto não acontece automaticamente – ele se desenvolve à medida que a equipe trabalha em conjunto.

Este processo de aprender a trabalhar juntos de forma eficaz é conhecido como desenvolvimento de equipes. Pesquisas têm mostrado que as equipes passam por estágios definitivos durante o desenvolvimento: formação, tempestade, normalização, desempenho e encerramento.

1. Fase de formação: envolve um período de orientação e de conhecimento. A incerteza é alta durante esta etapa, e as pessoas estão procurando liderança e autoridade. Um membro que afirma autoridade ou que tenha conhecimento pode ser procurado para assumir o controle.

2. Fase da tempestade: é a fase mais difícil e crítica de se atravessar. É um período marcado pelo conflito e pela competição, à medida que surgem personalidades individuais. O desempenho da equipe pode realmente diminuir nesta etapa porque a energia é colocada em atividades improdutivas. Para passar por esta etapa, os membros devem trabalhar para superar obstáculos, aceitar diferenças individuais e trabalhar com ideias conflitantes sobre tarefas e objetivos da equipe.

3. Fase da normalização: o consenso se desenvolve em torno de quem é o líder ou líderes, e dos papéis individuais dos membros. As diferenças interpessoais começam a ser resolvidas, e emerge um senso de coesão e unidade. O desempenho da equipe aumenta durante esta etapa, à medida que os membros aprendem a cooperar e começam a se concentrar nos objetivos da equipe.

4. Fase do desempenho: o consenso e a cooperação foram bem estabelecidos e a equipe está madura, organizada e em bom funcionamento. Há uma estrutura clara e estável e os membros estão comprometidos com a missão da equipe. Problemas e conflitos ainda surgem, mas eles são tratados de forma construtiva.

5. Fase de encerramento: nesta fase, a maioria dos objetivos da equipe foi cumprida. A ênfase está no encerramento das tarefas finais e na documentação do esforço e dos resultados. À medida que a carga de trabalho é diminuída, os membros individuais podem ser remanejados para outras equipes, e a equipe se desvincula.

#treinamento #desenvolvimento #rh #manoelladalledonne

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *