O conflito é inevitável em qualquer local de trabalho porque não há duas pessoas que pensam e agem exatamente da mesma maneira.
Podem existir diferenças e desacordos entre colegas e, se não forem resolvidos adequadamente, podem levar a problemas de colaboração e desempenho. Veja abaixo alguns tipos comuns de conflitos no trabalho e como lidar com eles.
1. Conflitos de liderança
Os líderes são geralmente pessoas que interviriam em conflitos entre funcionários. Mas e se os próprios líderes são o centro e a causa de tal drama? De fato, os conflitos de liderança são listados como um dos tipos mais populares de conflitos no trabalho.
Para evitar que isso aconteça, é preciso estabelecer e fortalecer o respeito mútuo dentro da empresa. Esteja ciente que todos têm um estilo de trabalho diferente, e ajuste a gestão de acordo com isso.
2. Conflitos criativos
Enquanto se trabalha em grupo, é muito provável que ocorram conflitos em relação à criatividade e às ideias. Os funcionários podem apresentar ideias diferentes e ter reações diferentes em relação a essas ideias, o que pode levar a brigas e competição. Mais uma vez, é importante construir o respeito mútuo dentro da equipe.
3. Conflitos de estilo
Temos abordagens diferentes para fazer as coisas, e isto, naturalmente, levará a conflitos. Muitas pessoas preferem trabalhar sozinhas e de acordo com sua própria velocidade, conhecimento e habilidades. Entre dois funcionários que são muito diferentes na forma como trabalham, é necessário ter um mediador que possa conciliar e descobrir o que funciona melhor para ambos os lados.
4. Conflitos de personalidade
Podemos nos deparar com alguém cuja personalidade se choca conosco e os conflitos são muito prováveis de acontecer. As diferenças de percepção e comportamento, sustentadas pela cultura, religião, antecedentes, também levarão a diferenças na maneira como vemos e nos comportamos em relação às outras pessoas.
5. Conflitos em tarefas
Pode ser uma falta de coordenação enquanto se trabalha em conjunto, ou alguém atrasando o trabalho, ou uma comunicação ineficaz levando a um mau desempenho. Isto não só afeta o trabalho, mas também pode levar a consequências mais sérias, especialmente no progresso e sucesso da equipe.
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