Uma das situações mais frustrantes em uma empresa é a contratação de um colaborador, que passa por diversas fases de treinamento e capacitação, trabalha por alguns meses, e acaba optando por se desligar do quadro funcional.
Se essas situações ocorrem de forma frequente, é importante acender um sinal vermelho para identificar o que está afugentando as pessoas de continuarem na empresa.
Algumas causas que levam ao desligamento precoce:
– treinamentos fracos ou insuficientes;
– falta de reconhecimento;
– salário insuficiente;
– poucos benefícios;
– liderança distante ou ausente;
– falta de um plano de carreira;
– clima organizacional inadequado.
O cálculo é simples: ao contratar, gastou-se um bom tempo no recrutamento e seleção, integração com a equipe, treinamento, capacitação e na explicação dos fluxos e rotinas.
Se poucos meses depois o funcionário pede desligamento, todo esse processo precisa ser realizado novamente. Isso faz parte do que chamamos de turnover. Quanto maior o índice de turnover, pior para a empresa.
Para se pensar: se a pessoa tem qualificação técnica para a função, por que não incentivá-la a continuar? Discutir salários, benefícios, plano de carreira, qualificações, readequação de função, são apenas algumas das ideias para que o gestor consiga reter seus talentos.
Um ambiente que favorece o potencial das equipes é mais produtivo e torna as pessoas engajadas a alcançarem resultados para a empresa e melhorias internas para todos.
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