A comunicação é sem dúvida uma das mais importantes habilidades laborais, não importa qual seja o seu nicho de atuação. No entanto, muitos de nós ainda não fomos treinados em como nos comunicarmos com colegas de trabalho e clientes. Veja abaixo algumas dicas para ajudá-lo a se tornar um melhor comunicador:
1. Ouça. A maioria de nós é péssima ouvinte. Em vez de ouvir o que a pessoa está dizendo, interrompemos, preparamos nossa resposta ou pensamos que já sabemos o que o orador vai dizer a seguir.
2. Preste atenção à linguagem corporal. Observe como as pessoas agem quando falam. Sua colega de trabalho está dizendo que pode cumprir um prazo, mas torcendo as mãos enquanto ela o diz? Ela pode ter medo de lhe dizer que será difícil cumprir o prazo.
3. Considere a preferência de comunicação. Nem todos gostam de se comunicar da mesma maneira. O e-mail funciona para alguns, mas outros preferem pegar o telefone e conversar, enviar mensagens de texto ou até mesmo usar as mídias sociais ou mensagens instantâneas para retransmitir algo.
4. Considere seu tom. Esteja certo de que nada seja mal interpretado.
5. Não seja muito casual. Ser muito casual no trabalho pode fazer com que os outros se sintam desconfortáveis.
6. Verifique a sua gramática. A verificação ortográfica é seu melhor amigo no trabalho.
7. Mantenha as críticas construtivas. Garanta que seus comentários não sejam carregados emocionalmente e que a pessoa com quem você está falando entenda o que você está tentando dizer ao dar feedback.
8. Reafirme o que você ouve. Isso dá a ambas as partes uma chance de esclarecer se há alguma confusão e, repetindo-a, você se lembrará.
9. Seja um pouco pessoal. Encontre maneiras de interagir a nível pessoal pois será importante na construção da confiança.
10. Nunca pare de melhorar. A comunicação eficaz é uma habilidade que você deve praticar.
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