Voltar ao Topo

Como contratar um profissional neurodiverso?

Neurodiversidade refere-se à gama natural de diferenças no funcionamento do cérebro humano, e destaca como as pessoas naturalmente pensam de forma diferente umas das outras, incluindo aquelas com dislexia, autismo, TDAH, dispraxia e outras condições neurológicas.

Para a maioria dos empregadores, a neurodiversidade representa um movimento que procura abraçar os talentos dos empregados e candidatos que pensam de forma diferente das pessoas que normalmente contratariam.

De acordo com um relatório recente da Sociedade Nacional de Autismo, apenas 16% dos adultos autistas estão trabalhando em tempo integral. Dito isto, há claramente muito mais que os empregadores podem fazer para ampliar a gama de candidatos e empregados neurodiversos com os quais estão trabalhando.

Há inúmeros relatórios e estudos que mostram que as empresas que contratam uma força de trabalho neurodiversificada estão colhendo uma infinidade de benefícios:

  • Maior variedade de pontos fortes;
  • Uma gama mais ampla de opiniões dentro da empresa;
  • Níveis mais altos de inovação e criatividade dentro das equipes;
  • Uma organização mais responsável do ponto de vista ético.

Se você está considerando avançar para ter uma força de trabalho mais neurodiversa, então a implementação de avaliações psicométricas pode ajudar você a ter um local de trabalho mais neurodiverso, ajudando-o a eliminar os preconceitos humanos desde os estágios iniciais do processo de recrutamento.

Neurodiversidade na contratação e avaliação

1. PERMITA A DIVULGAÇÃO ABERTA: Assegure-se de oferecer aos candidatos ampla oportunidade de divulgar quaisquer condições que eles possam ter em qualquer momento durante o processo de recrutamento.

2. DÊ A OPORTUNIDADE DE REALIZAR: Dê aos candidatos múltiplas oportunidades para demonstrar sua capacidade e competência durante o processo, independentemente da neurodiversidade.

3. USE AVALIAÇÕES OBJETIVAS: Isto pode ser particularmente importante quando os candidatos são neurodiversos, mas você não quer que os avaliadores façam um julgamento pré-concebido sobre sua capacidade.

4. PROPORCIONE TRANSPARÊNCIA: Como você se comunica durante todo o processo de recrutamento é de vital importância para os candidatos neurodiversos (que podem achar isto uma barreira adicional) e você deve ser sempre o mais transparente possível.

5. FAÇA AJUSTES RAZOÁVEIS: Embora não haja uma regra definida para quais ajustes devem ser feitos para os candidatos neurodiversos, você deve estar aberto para fazê-los de modo a tornar seu recrutamento o mais acessível possível.

#neurodiverso #neurodiversidade #recrutamento #seleção #rh #manoelladalledonne

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *