Voltar ao Topo

Como identificar casos de depressão no ambiente de trabalho?

Por muitos considerada como o “mal do século”, a depressão é uma doença bastante comum, que causa tristeza extrema, grande sensação de desesperança, amargura, autoestima reduzida, perda de energia, além de alterações no sono (insônia ou sonolência) e no apetite.

Quadros de depressão podem ocorrer em qualquer estágio da vida, seja na infância, adolescência, maturidade ou na velhice. Para as empresas, é especialmente importante identificar colaboradores com sintomas de depressão de modo a agir proativamente para lhes auxiliar.

Em todo o mundo, estima-se existir mais de 350 milhões de pessoas com depressão, e isso em números impacta em mais de 1 trilhão de dólares em perda de produtividade. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada dólar investido pelas empresas no tratamento da saúde mental dos seus colaboradores, há um retorno de quatro dólares em produtividade.

Rastreando casos de depressão

Os gestores possuem papel fundamental na identificação de possíveis casos de depressão em suas equipes. O xis da questão está em reconhecer certas alterações comportamentais não usuais, como a falta de energia (fadiga), mudanças no humor, desinteresse, cansaço, irritabilidade, falta de concentração, desmotivação, etc.

Em algumas empresas, o setor de saúde ocupacional pode também ajudar nessa missão, afinal, as atividades laborais precisam ser desafiadoras e não “sofridas”.

Um ambiente de trabalho saudável começa pelas pessoas. É dever dos gestores oferecerem apoio e proteção aos seus liderados.

#depressão #trabalho #saúde #rh #gestão

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *