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Como lidar com conflitos no ambiente de trabalho?

Os seres humanos experimentam conflitos em seu dia-a-dia – com seus amigos, famílias e, mais ainda, em sua vida profissional.

No local de trabalho, o conflito causa um enorme grau de frustração, dor, desconforto, tristeza, assim como raiva. É um aspecto da vida normal. No mundo de hoje, as organizações contratam funcionários de diversas localidades geográficas com origens culturais e intelectuais diferentes, bem como com diversos pontos de vista. Em um ambiente de trabalho onde as pessoas têm perspectivas díspares em relação aos mesmos problemas, as discordâncias estão fadadas a acontecer.

Os conflitos são inevitáveis no dia-a-dia de uma pessoa. E quando eles acontecem, a ideia não é tentar evitá-los, mas resolvê-los e administrá-los de maneira eficaz. Abaixo estão algumas maneiras pelas quais você pode administrar e resolver conflitos no local de trabalho.

1. Esclareça qual é a fonte do conflito: a definição da causa do conflito lhe permitirá entender como a questão surgiu e você será capaz de fazer com que ambas as partes concordem com o que é a discordância.

2. Encontre um lugar seguro e privado para conversar: para ter uma conversa construtiva, você precisa encontrar um ambiente que seja seguro para conversar. Tal lugar também permite que você assuma os riscos necessários para uma comunicação honesta em relação aos problemas em questão.

3. Ouça ativamente e deixe que todos saibam da sua opinião: adotar esta abordagem encorajará ambas as partes a articularem seus pensamentos de forma aberta e honesta, bem como a compreenderem as causas do conflito e a identificarem soluções.

4. Investigue a situação: descubra mais sobre os acontecimentos, as partes envolvidas, as questões e como as pessoas estão se sentindo. Tenha uma conversa individual e confiante com os envolvidos e escute de forma atenta para garantir que você compreenda seus pontos de vista.

5. Determinar formas de atingir o objetivo comum: ao administrar processos de conflito, você precisa ter um objetivo comum, que é resolver a questão e garantir que ela não ressurja. Encontrar a fonte do conflito é o principal passo para resolver qualquer problema.

6. Concordar com a melhor solução e determinar as responsabilidades de cada parte na resolução: é preciso identificar as soluções com as quais cada parte pode conviver. Encontre uma base comum.

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