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Como melhorar e desenvolver a inteligência emocional no trabalho?

Cada um tem seu próprio nível de inteligência emocional. Estas habilidades podem vir mais naturalmente para algumas pessoas do que para outras, mas a inteligência emocional não é uma habilidade fixa. Com treinamento e prática nas cinco áreas-chave a seguir, você pode melhorar sua inteligência emocional no trabalho.

1. Desenvolva uma maior autoconsciência

O primeiro passo para aumentar sua inteligência emocional é se tornar mais consciente de si mesmo. Aprenda a reconhecer suas próprias emoções e a entender o que as está causando. Observe que tipos de situações levam a certas respostas emocionais. Isto pode ajudá-lo a identificar seus próprios pontos fortes e fracos emocionais e depois trabalhar para melhorar.

2. Pratique a autorregulação

A autoconsciência é apenas o primeiro passo. A seguir, você precisa saber como administrar suas emoções. Isto inclui o reconhecimento de formas e tempos apropriados para expressar seus sentimentos, em vez de apenas reagir. A autorregulação inclui a compreensão de como suas expressões emocionais afetam os outros. Encontrar maneiras de aliviar o estresse no local de trabalho, manter a cabeça nivelada, e tomar tempo para pensar antes de reagir ou tomar decisões são maneiras de praticar a autorregulação.

3. Cultive sua motivação intrínseca

Pessoas com alta inteligência emocional encontram maneiras de se motivar, sem a necessidade de motivadores extrínsecos. Para construir sua motivação intrínseca, concentre-se nos aspectos de seu trabalho que você ama. Reconheça as tarefas ou desafios que o satisfazem ou cumprem, independentemente de qualquer recompensa externa que você possa receber por eles.

4. Torne-se mais empático

Trabalhe para se colocar no lugar de outra pessoa para entender como ela se sente, e depois escolha como responder a conversas e situações com essa percepção em mente. Esta habilidade é especialmente importante quando surgem conflitos.

5. Melhore as habilidades sociais

As habilidades sociais e a inteligência emocional muitas vezes andam de mãos dadas. A capacidade de reconhecer as emoções de outras pessoas ajuda as pessoas com alta inteligência emocional a responder adequadamente. Sintonize suas habilidades sociais ouvindo ativamente os outros, prestando atenção à comunicação não-verbal e procurando maneiras de resolver problemas e minimizar tensões quando surgem conflitos.

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