O processo de recrutamento é uma parte integrante da gestão de qualquer negócio. Quer você seja um pequeno empresário, um gerente de contratação, um profissional de RH ou o CEO de uma grande empresa, você terá que recrutar em algum momento de sua carreira.
A contratação pode ser difícil por si só, e de acordo com um estudo de 2021 da Harris Poll, 52% dos trabalhadores estão considerando uma mudança de emprego dentro de um ano. Além disso, 44% desses talentos têm planos reais para dar o salto.
1. Desenvolva uma marca clara do empregador
A marca do empregador é o que o diferenciará de outras empresas e mostrará aos candidatos porque eles devem trabalhar para você. A marca do empregador deve refletir a missão, a cultura e os valores da empresa.
2. Crie postos de trabalho que reflitam a empresa
Seu posto de trabalho é a primeira impressão que o candidato terá de você. Você quer ter a certeza de sair como organizado e profissional enquanto ainda abraça sua marca e comunica seus objetivos de recrutamento.
3. Use as mídias sociais
O recrutamento social está se tornando uma estratégia cada vez mais popular à medida que as empresas começam a visar os “millenials” como possíveis funcionários. O recrutamento social é uma estratégia que utiliza a mídia social para encontrar talentos, anunciar empregos e se comunicar com funcionários em potencial.
4. Considere o recrutamento em faculdades
O recrutamento em campuses universitários pode ajudá-lo a descobrir os próximos talentos para o seu setor, ao mesmo tempo em que alinha a empresa com oportunidades de contratação de estágios e conexões no campus.
5. Encontre candidatos passivos e deixe-os saber que você os quer
Os candidatos passivos são aqueles que estão atualmente empregados e não estão procurando ativamente por um emprego. Estes candidatos serão frequentemente os mais qualificados e parecem ser a pessoa perfeita para o trabalho. A busca pessoal por eles mostrará que você está realmente interessado em seu talento e com certeza vai captar sua atenção.
6. Conduza entrevistas incríveis
É importante lembrar que a entrevista é uma via de mão dupla. Enquanto você está entrevistando seu candidato, eles também estão entrevistando você. Quer você esteja se encontrando remotamente ou pessoalmente, certifique-se de deixá-lo confortável e com pouco estresse.
7. Considere a indicação de um funcionário
Uma estratégia de recrutamento seria implementar um programa de indicação de funcionários. Esta tática de contratação permitiria aos funcionários existentes indicar candidatos de qualidade para posições em aberto dentro da empresa.
#rh #recrutamento #talentos #processoseletivo #seleção #manoelladalledonne