Voltar ao Topo

Como nascem as ideias inovadoras?

Começar do zero geralmente é uma má ideia.

Com muita frequência, assumimos que ideias inovadoras e mudanças significativas exigem um papel em branco. Quando os projetos empresariais falham, dizemos coisas como: “Vamos voltar ao flipchart”. Quando consideramos os hábitos que gostaríamos de mudar, pensamos: “Eu só preciso de um novo começo”.

No entanto, o progresso criativo raramente é o resultado de jogar fora todas as ideias e inovações anteriores e reimaginar completamente o mundo.

Alguns especialistas acreditam que as penas das aves evoluíram de escalas reptilianas. Através das forças da evolução, as escamas gradualmente se tornaram pequenas penas, que foram usadas para aquecimento e isolamento no início. Eventualmente, estas pequenas penugens se transformaram em penas maiores, capazes de voar.

Não houve um “momento mágico” quando o reino animal disse: “Vamos começar do zero e criar um animal que possa voar”. O desenvolvimento das aves voadoras foi um processo gradual de iteração e expansão sobre ideias que já funcionavam.

As inovações mais criativas são muitas vezes novas combinações de ideias antigas. Os pensadores inovadores não criam, eles se conectam. Além disso, a maneira mais eficaz de progredir é geralmente fazer melhorias de 1% no que já funciona, em vez de quebrar todo o sistema e começar de novo.

Muitas vezes falhamos em perceber a complexidade de nosso mundo moderno. Quando se compra uma torradeira, não se pensa em tudo o que tem que acontecer antes que ela apareça na loja. Você não está ciente de que o ferro está sendo esculpido na montanha ou que o óleo está sendo extraído da terra.

Na maioria das vezes estamos cegos para a notável interconexão das coisas. Em um mundo complexo é difícil ver quais forças estão trabalhando para você, assim como quais forças estão trabalhando contra você. Semelhante a comprar uma torradeira, nós tendemos a nos concentrar no produto final e não reconhecemos os muitos processos que o levam até ele.

Quando você está lidando com um problema complexo, geralmente é melhor construir sobre o que já funciona. Qualquer ideia que esteja funcionando atualmente passou em muitos testes. As ideias antigas são uma arma secreta porque já conseguiram sobreviver em um mundo complexo.

Iterar, não se originar.

#ideias #desenvolvimento #inovação #manoelladalledonne

Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *