Voltar ao Topo

Coragem e ética no mercado de trabalho

Muitas vezes conhecemos profissionais qualificados, dedicados, eficazes, com ideias inovadoras, mas que não conseguem “se vender” no mundo empresarial. São pessoas que se mantêm caladas, podando por conta própria os seus talentos, e que acabam por vezes ocupando a mesma posição por vários anos dentro de uma mesma empresa. Em certas ocasiões até almejam um cargo mais elevado, ou uma função mais privilegiada, mas não são capazes de se expor para mostrar as suas habilidades.

No outro extremo, há “profissionais” que por mais que não tenham experiência, capacidade técnica, dedicação, são treinados para vender algo que muitas vezes não passam de sonhos e ilusões. São os chamados “especialistas”, que se autodenominam dessa forma, apesar de não terem reputação para este fim. Normalmente são pessoas com muitos seguidores em redes sociais, que acabam lucrando (e muito) por conta do “efeito manada”, mesmo com a falta de ética e valores próprios.

O que as empresas de fato precisam são de bons profissionais, talentosos e eficazes, que produzam resultados visíveis e que façam real diferença no ambiente corporativo. Aí que entra a função da CORAGEM. Para que ter medo ou vergonha de mostrar o que há de melhor em si próprio? Não deixe que a preguiça ou o comodismo atrapalhem o rumo da sua carreira. Por que ficar inerte se você pode contribuir proativamente com a empresa, os clientes e a sociedade?

Existem muitos profissionais altamente capacitados que às vezes ficam “escondidos” por vontade própria ou por um “eclipse” ocasionado pelo seu gestor. É bastante comum a existência de lideranças que usam a eficácia dos seus liderados para aumentarem o seu prestígio próprio, muitas vezes nem reconhecendo os esforços da sua equipe.

Outro aspecto importante para a escalada profissional é acreditar em si próprio. Ninguém é capaz de convencer os outros se não acredita em si mesmo.

Toda carreira possui um propósito. Tenha certeza de que a sua esteja indo para o caminho do sucesso!

#carreira #sucesso #coragem #manoelladalledonne

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *