Voltar ao Topo

É possível integrar novos colaboradores de forma digital?

Embora a pandemia do coronavírus tenha causado grandes interrupções na força de trabalho do país, muitas empresas aumentaram as contratações para atender à evolução das demandas comerciais.

Para essas empresas, a integração de um novo funcionário (em inglês “onboarding”) que está operando remotamente apresenta novos e únicos desafios. As novas contratações devem ser rapidamente colocadas a par de quais são suas responsabilidades diárias, familiarizar-se com a cultura da empresa e compreender novas habilidades necessárias para sua posição, tudo isso através de uma tela de computador e sem o benefício da orientação tradicional presencial.

Tanto para empresas quanto para funcionários, um processo de recrutamento puramente digital é um desafio. Entrevistas de trabalho em vídeo via teleconferência se tornaram um método comum quando nenhuma das partes pode comparecer pessoalmente à entrevista. Entretanto, o “onboarding” digital completo ainda não é tão comum.

Algumas empresas que trabalharam muito no passado com freelancers remotos ou funcionários de outros países já conseguiram ganhar experiência com o onboarding digital. Mas você não precisa apenas das habilidades técnicas para tal processo; você também precisa considerar as habilidades e responsabilidades de um novo funcionário e sua integração à nova equipe.

O período de integração pode durar de algumas semanas a vários meses, mas sempre compreende as seguintes fases:

1. Pré-integração: coloca-se ênfase na integração social na nova equipe e na nova empresa. O funcionário deve sentir que seu empregador se preocupa com eles. Nesta fase, além das informações técnicas iniciais, os aspectos organizacionais também devem ser comunicados (por exemplo, horário de trabalho, horários de intervalo, traje de trabalho apropriado, etc.).

2. Orientação: esta fase deve garantir um ótimo começo na nova empresa desde o primeiro dia de trabalho. A primeira impressão da equipe, dos superiores e da empresa é primordial.

3. Treinamento e integração: envolve uma indução à empresa e, em seguida, o acompanhamento de um plano de treinamento para que os novos funcionários possam se atualizar com as diversas tecnologias e sistemas relevantes para seu papel.

#onboarding #contratação #rh #manoelladalledonne

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *