Voltar ao Topo

Home Office: mais produtividade ou excesso de trabalho?

A pandemia do novo coronavírus fez com que muitas pessoas tivessem que trabalhar a partir das suas casas, em ritmo de “home office”, já que a quarentena fechou os escritórios de boa parte das empresas em todo o mundo.

Por mais que as vacinas estejam “a caminho”, muitas serão as organizações que manterão os seus colaboradores trabalhando à distância, mesmo com o fim da pandemia. A explicação é bastante simples: as empresas não notaram queda significativa na produtividade, o que justificaria a manutenção deste modelo de trabalho.

Mas será que do lado dos colaboradores tudo se manteve como antes? A resposta é não! Por mais que as pessoas consigam ter mais foco e serem mais produtivas trabalhando de casa, os relatos são praticamente unânimes de que elas sentem que trabalham mais do que o usual.

Muitas pessoas estão “economizando” o tempo de deslocamento ao trabalho, porém, esse “saldo” de horas está sendo convertido em mais trabalho. Em outros casos, a sensação de trabalhar mais que o normal foi causada pelo acúmulo de funções ou aqueles que julgam ser necessário “justificar para o gestor”, já que este não está acompanhando de perto.

Para evitar o excesso de trabalho, o segredo é um bom planejamento das atividades diárias e a correta administração do tempo. Organize-se!

O fato é que a pandemia acelerou (muito) a transformação digital nas empresas e esta será uma tendência irreversível de 2020 em diante. Esteja preparado!

#homeoffice #pandemia #trabalharemcasa #manoelladalledonne

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *