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Não tenha medo de cometer erros

O guru da administração Peter Drucker sugeriu uma vez que as empresas identifiquem os colaboradores que nunca cometem erros e os despeçam, porque se alguém nunca comete um erro, ele ou ela nunca faz nada interessante. Quer você siga ou não o conselho de Drucker, a ideia é a mesma: dizer aos funcionários que eles não podem falhar e punir os erros não vai fazer sua empresa avançar.

Obviamente, você não quer criar um ambiente onde as pessoas são descuidadas com seu trabalho e onde não há nenhuma responsabilidade. Entretanto, ao apoiar uma cultura que não penalize as pessoas pelo erro ocasional, você pode desfrutar de benefícios como:

1. Um ambiente mais honesto e aberto: quando os erros não são um grande problema, seus funcionários gastarão menos tempo tentando encobri-los e mais tempo consertando-os. É muito mais fácil dizer “eu estraguei tudo, aqui está o porquê, e aqui está como eu planejo consertá-lo”, do que dizer “eu estraguei tudo” para encobrir o erro e permitir um ambiente mais confiável e aberto.

2. Cultura de aprendizagem mais positiva: permitir erros dá a seus funcionários a liberdade de admitir o que eles não sabem – e depois encontrar maneiras de melhorar seus conhecimentos. Como líder, você poderia ajudar a criar programas formais de treinamento e desenvolvimento que permitam aos funcionários melhorar a si mesmos e a sua empresa.

3. Uma equipe mais inovadora: dê à sua equipe espaço para falhar e veja as idéias inovadoras começarem a fluir.

4. Menos erros: quando você está preocupado em cometer um erro, o que você faz? Se você é como a maioria das pessoas, você está tão concentrado em ser perfeito que você esquece coisas pequenas, ou fica tão nervoso que comete mais erros.

5. Uma equipe mais feliz: remover o aspecto punitivo de cometer um erro ajuda a melhorar a satisfação dos funcionários.

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