O papel do gestor é talvez o mais significativo em termos de impacto no desempenho organizacional.
Os gestores têm a influência mais direta sobre os funcionários que eles gerenciam, têm a responsabilidade de alinhar o desempenho de seu departamento e de seu pessoal com os objetivos organizacionais e desempenham um papel vital na formação da cultura da empresa.
Fundamentalmente, eles são o elo entre a alta administração e aqueles que operam no nível de base.
Embora as responsabilidades individuais variem de empresa para empresa, o renomado consultor de gestão Peter Drucker dividiu o que ele via como “funções principais” de um gerente em cinco componentes distintos:
1. Estabelecer objetivos e metas para o grupo e determinar a melhor forma de cumpri-las;
2. Organizar e dividir o trabalho em atividades gerenciáveis, e atribuí-las aos membros relevantes da equipe;
3. Motivar e comunicar claramente as decisões e criar um espírito de equipe entre os funcionários;
4. Medir e estabelecer padrões e alvos apropriados, e analisar e interpretar o desempenho;
5. Desenvolver pessoas como ativos da empresa;
6. Com as novas gerações, recompensar e reconhecer as pessoas também passou a ser um elemento importante da gestão, para efeitos de motivação.
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