Voltar ao Topo

O que são vagas afirmativas e por que investir nelas?

Ações afirmativas referem-se a políticas e programas projetados para promover ativamente a igualdade de oportunidades no local de trabalho ou na educação das pessoas, independentemente de sua raça, gênero, origem nacional, orientação sexual e outros fatores.

As empresas implementam programas de ação afirmativa para garantir que as pessoas de grupos que foram historicamente discriminados ou negligenciados tenham igual oportunidade – e não estejam sub-representados – em seus locais de trabalho.

A premissa dos programas de ação afirmativa é que, na ausência de discriminação, a quebra do perfil do funcionário em uma empresa refletiria com exatidão os “pools” de mão-de-obra mais amplos disponíveis para ela.

Um plano de ação afirmativa é uma ferramenta de gestão que emprega vários meios para analisar e atingir este objetivo, como, por exemplo:

  • Análise: um perfil da empresa que identifica o gênero e raça/etnicidade de cada funcionário, no contexto de um organograma com funções de trabalho e como se relacionam entre si;
  • Disponibilidade: cálculos das minorias-alvo que trabalham na empresa em contraste com o todo, com as habilidades corretas para os cargos disponíveis;
  • Comparação: funcionários incumbentes com os candidatos disponíveis como base para tornar tangíveis as metas de recrutamento e promoção;
  • Responsabilidade: gestores específicos que irão rastrear essas metas;
  • Áreas problemáticas: liste-as. Por exemplo, subrepresentação de trabalhadores negros, LGBTQIA+ ou mulheres em departamentos, ou categorias de trabalho específicas, falta de promoções para esses grupos para funções gerenciais, e assim por diante;
  • Ações corretivas: etapas tangíveis, orientadas para a ação. Estas frequentemente incluem esforços educacionais e de divulgação com o objetivo de recrutar mais funcionários de populações sub-representadas – mas também tratamento igual durante as entrevistas de recrutamento, e através da remuneração, treinamento, progressão e todos os outros componentes da experiência no local de trabalho.
  • Auditoria: acompanhar o progresso e medir a eficácia das ações que a empresa tomou para alcançar uma força de trabalho mais diversificada.

#emprego #vagas #vagasafirmativas #inclusão #manoelladalledonne

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *