Os Key Performance Indicators (indicadores-chave de desempenho) – KPIs – são variáveis importantes utilizadas para analisar o desempenho de uma organização. Usando KPIs claramente formulados, pode-se determinar se ainda está no caminho certo para atingir os objetivos estabelecidos.
Esta metodologia também se aplica às políticas de RH. Mas quais são os KPIs mais importantes em RH? E como você deve defini-los e medí-los na prática?
Antes de discutir quais KPIs são essenciais para uma política sólida de RH, é útil definir exatamente o que é um KPI de RH. Os KPIs de RH são indicadores que você pode usar para demonstrar como seu departamento de RH está contribuindo para o resto da organização. Os KPIs também medem a eficácia e a estabilidade de sua força de trabalho.
Um KPI significativo e útil pode ser formulado melhor usando o método SMART:
– Specific (Específico) – o objetivo do KPI é claro e sem ambiguidade?
– Measurable (Mensurável) – você pode determinar se o objetivo foi alcançado, usando uma forma objetiva de medição?
– Acceptable (Aceitável) – o KPI e seus objetivos são aceitáveis e apoiados pelos colaboradores e gerência?
– Realist (Realista) – o objetivo estabelecido é alcançável?
– Time-related (Relacionado ao tempo) – até quando você precisa atingir o objetivo?
Os KPIs mais importantes para os profissionais de RH:
– Retorno sobre o investimento (ROI);
– Produtividade;
– Retenção;
– Volume de negócios;
– Incidentes;
– Absenteísmo;
– Custos de recrutamento;
– Satisfação;
– Habilidades e competências;
– Tempo para preencher;
– Eficiência do canal de recrutamento.
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