A criatividade no local de trabalho se tornou um “must have”. Hoje operamos em um ambiente altamente competitivo e global, tornando a criatividade crucial. Você pode estar se perguntando o que a criatividade faz por uma empresa ou organização? É a criatividade que mantém os negócios avançando com novas ideias e inovações. Isto engloba mais do que novos produtos ou serviços, inclui a racionalização da eficiência e da produtividade.
Muitas vezes definimos tarefas que precisam ser realizadas e frequentemente sentimos que não há tempo para criatividade. Ser criativo no trabalho geralmente significa assumir riscos, o que pode fazer algumas pessoas hesitarem. O medo do desconhecido faz bastante sentido, especialmente porque você pode falhar. O fato é que a criatividade leva à produtividade. Aplicar o pensamento criativo em sua vida cotidiana de trabalho será capaz de gerar resultados mais significativos. A criatividade no trabalho é para todos, independentemente de sua posição.
Os três principais benefícios de atiçar a criatividade no trabalho são:
1. A criatividade constrói um melhor trabalho em equipe, inspirando os funcionários a trabalharem uns com os outros. O processo criativo encoraja a colaboração.
2. A criatividade melhora a capacidade de atrair e reter os funcionários: ao encorajar a criatividade, os funcionários ficam mais satisfeitos com seus empregos e se comprometem a permanecer leais à empresa.
3. A criatividade otimiza a resolução de problemas: pensar criativamente e “fora da caixa” faz com que os funcionários apresentem soluções únicas e inovadoras para os obstáculos que encontram. Esta ânsia de resolver problemas pode levar a novas maneiras de realizar tarefas e aumentar a eficiência dos negócios.
#criatividade #negócios #gestão #inovação #manoelladalledonne