Voltar ao Topo

Por que investir em mulheres nos cargos de liderança?

Embora a porcentagem de mulheres na cadeia de talentos tenha aumentado constantemente nos últimos 30 anos, ainda existem grandes diferenças de gênero desde o nível básico até os cargos executivos de alto escalão.

Por que ter mulheres na liderança?

1. Melhor resolução de problemas: em recente estudo, pesquisadores perguntaram aos líderes o que ajudaria a aumentar a sua eficácia. O resultado obtido foi que as empresas precisam começar a criar mais transparência, mais atenção à promoção das mulheres em papéis de liderança e uma atmosfera em que todos tenham a chance de ser líderes. Ao contratar e promover mulheres de diferentes origens, forma-se uma base excelente a partir da qual se pode progredir.

2. As líderes femininas são de confiança: na pesquisa “Mulheres e Liderança” 34% dizem que as mulheres são melhores em ética e honestidade, enquanto apenas 3% afirmam que os homens são melhores nisso (64% dizem que não há diferença). Embora não esteja claro se isto significa que as mulheres são realmente mais honestas, é um bom lembrete de como algumas decisões comerciais podem ser moralmente obscuras.

3. As mulheres líderes são mais colaborativas: as mulheres são melhores em fazer acordos, colaborando e trabalhando de forma mais eficaz e assertiva.

4. As mulheres são excelentes mentoras: o mentorismo e o patrocínio podem ser bastante importantes para o crescimento na carreira e a satisfação no trabalho, portanto, pode acarretar em vantagens significativas aos funcionários.

5. As mulheres “millennials” são mais instruídas que os homens: as jovens mulheres de hoje estão iniciando suas carreiras com melhor educação do que os homens. Uma força de trabalho mais instruída é essencial para implementar técnicas inovadoras, desafiando o “status quo” e introduzindo novas abordagens comerciais.

Por fim, uma pesquisa realizada em 2016 com mais de 21 mil empresas de capital aberto nos EUA concluiu que “a presença de mais líderes femininas em posições de liderança na gestão corporativa se correlaciona com o aumento da lucratividade dessas empresas”.

#liderança #gestão #mulheres #empoderamento #manoelladalledonne

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *