Voltar ao Topo

Previsões para carreiras em 2021 e novas tendências

A carreira de todos foi impactada de alguma forma desde que a COVID-19 atingiu o planeta. Ao olharmos para o futuro, vemos algumas novas tendências e mudanças drásticas que afetarão a sua carreira e qualquer busca de emprego.

1. Home Office veio para ficar: houve uma mudança de paradigma e, portanto, para muitos de vocês, esta é uma excelente notícia e permite que vocês encontrem mais oportunidades em qualquer lugar.

2. Aversão a reuniões online: em alguns casos, a falta de interação pessoal reduz a eficácia dos processos, especialmente na área de vendas.

3. Lentidão para a recuperação dos empregos: vários setores foram fortemente atingidos pela pandemia, entre eles: hotelaria, aviação, petróleo e gás, faculdades, restaurantes, lazer e entretenimento. São segmentos que terão uma recuperação muito lenta, dependendo do grau de imunização da população nos próximos meses.

4. Mudança de carreira: a perda de empregos forçará muitos desempregados a mudar de carreira, uma vez que não conseguirão encontrar nenhum trabalho em sua antiga área. A adição de novas habilidades, o aprendizado de uma profissão ou a conclusão de um novo curso superior serão necessários para que as pessoas façam a transição para carreiras e empregos novos e diferentes.

5. Diminuição da lealdade à empresa: as pessoas reclamam que estão trabalhando no vácuo e que odeiam o isolamento. Outras não sentem nenhuma conexão ou lealdade, agora que trabalham em casa. Um resultado prático será que os trabalhadores irão renovar os seus currículos e atualizar o LinkedIn para conseguir um novo emprego em algum lugar melhor.

6. Tendências de contratação: o número de novas vagas de emprego está escasso, e deve continuar mais lento em 2021.

7. Entrevistas de emprego: pode levar mais tempo do que se espera para adentrar ao mercado de trabalho. Sem o contato pessoal, os empregadores fazem os candidatos passarem por várias entrevistas extras e avaliações on-line antes de decidir. Especialistas de carreira dizem que os candidatos a emprego subestimaram o quão difícil é agora se destacar em uma entrevista on-line e garantir um novo emprego.

8. Negociações salariais: esteja sempre pronto para perguntas sobre salário e conheça as melhores estratégias para negociar salário e benefícios.

9. A importância de um bom currículo: um CV bem escrito é essencial para se distinguir da concorrência. Currículos genéricos ou padronizados não são bem vistos pelos empregadores.

10. Saúde mental: muitas pessoas sofrerão com as preocupações da perda de emprego, desafios do trabalho remoto, isolamento, e se sentirão sobrecarregados de trabalho, afetando a saúde mental. Os profissionais da saúde, executivos e proprietários de pequenas empresas continuarão a ser as principais pessoas a sofrerem com o esgotamento extremo.

#trends #tendências #carreira #trabalho #cargos #manoelladalledonne

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *