Voltar ao Topo

Tendências de carreira para os próximos anos

A aquisição de habilidades digitais está se tornando cada vez mais necessária para o avanço na carreira. O mesmo vale para as habilidades de soft skills, especialmente em crises e gerenciamento de mudanças.

1. Habilidades Tecnológicas

Durante as últimas décadas, os avanços tecnológicos transformaram o trabalho e a economia global como um todo. A difusão das tecnologias digitais continua a permear quase todas as empresas e indivíduos. Somente nos EUA, o uso de ferramentas digitais aumentou em 517 dos 545 empregos desde 2002. Este grupo de 545 postos de trabalho representa 90% de toda a economia americana.

2. Atividades nas redes sociais como fator de contratação

Se você acha que sua carreira profissional e sua vida nas redes sociais não estão relacionadas, pense novamente. Atualmente, os empregadores utilizam os perfis das mídias sociais como parte do processo de seleção. Em outras palavras, as suas atividades nas redes podem aumentar ou piorar suas chances de conseguir um emprego ou ter sucesso em seu emprego atual. A dica é evitar exageros e manter um perfil profissional.

3. Desajustes em empregos, habilidades e demografia

Uma das maiores lacunas hoje em dia é o alargamento da desconexão entre a academia e a indústria. Os principais fatores que impulsionam as inadequações de habilidades são a baixa qualidade da educação e dos sistemas. Outros fatores incluem formas de organização do trabalho recentemente criadas, novas fontes de criação de empregos, rápido desenvolvimento tecnológico e mudanças demográficas.

Mesmo aqueles que estão trabalhando podem não estar utilizando todo o seu potencial. Uma pesquisa global constatou que 37% dos candidatos a emprego relataram que seu trabalho existente subutiliza suas habilidades.

4. Empregos com alto potencial de automação

O volume de trabalhos que podem ser completamente automatizados com a tecnologia existente é inferior a 5%. Entretanto, 30% de cerca da metade de todos os postos de trabalho hoje em dia podem ser automatizados. Isto indica que os trabalhadores não têm outra escolha a não ser coexistir com esta mudança tecnológica.

5. Taxa de desemprego em ascensão

Nos últimos 20 anos, a taxa de desemprego caiu para seu ponto mais baixo em julho de 2019 (desde 2010, o desemprego vinha caindo continuamente).

No entanto, desde a pandemia, o número de desempregados aumentou (e muito), especialmente de trabalhadores informais, que não entram nas estatísticas. Isto tem muitas consequências tanto para os trabalhadores quanto para os empregadores.

#tendências #trends #carreira #manoelladalledonne

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *